Duas novas biografias sobre empreendedores e suas empresas famosas
vão ser leitura obrigatória nesses próximos meses. A primeira,
programada para ser lançada em 22 de outubro, conta a "verdadeira"
história da criação da Amazon e sua transformação na maior "Everthing
Store" (loja de todas as coisas) da história.
O livro chama-se THE EVERYTHING STORE: Jeff Bezos and the Age of Amazon
(editora Little, Brown and Company) e foi escrito por Brad Stone,
jornalista sênior da Bloomberg Businessweek. Ele é o tema da capa da
revista da próxima semana, que vai para as bancas dos EUA em formato
impresso nesta sexta-feira (11/10) mas que pode ser comprada em formato
digital na iTunes store hoje à noite.
Stone
entrevistou centenas de amigos, ex-amigos e pessoas que de alguma forma
se relacionaram com o fundador da Amazon, Jeff Bezos, ao longo desses
anos. E o resultado, segundo o autor, é um relato surpreendente de como
Bezos construiu uma empresa que hoje vale US$ 75 bilhões e briga com a
Wal-Mart como loja, com a Apple como fabricante de dispositivos móveis e
com as grandes empresas de TI na área de datacenters e big data.
Para quem gosta do estilo Bezos há muito combustível. Uma das
histórias é sobre o temido email com um ponto de interrogação que Bezos
envia para os responsáveis sobre uma área da empresa que tenha sido
objeto de um email enviado por um consumidor diretamente para ele (seu
endereço de email é público e ele realmente abre as mensagens, segundo o
livro. Se quiser fazer o teste: jeff@amazon.com). Segundo Stone,
receber tal email é motivo de pânico e correria para descobrir o que
aconteceu, preparar um relatório detalhado sobre o problema e rezar para
que a explicação convença o chefe.
O segundo livro, programado para lançamento em 5 de novembro chama-se Hatching Twitter: A True Story of Money, Power, Friendship, and Betrayal (que pode ser traduzido como Chocando o Twitter: Uma história real sobre dinheiro, poder, amizade e traição).
O livro foi escrito pelo jornalista do The New York Times, Nick Bilton,
e o título do artigo publicado ontem pelo jornal com o resumo da
história dá o tom da narrativa "No amor e no Twitter, vale tudo".
Bilton é ácido ao contar como nasceu afinal o Twitter e como foi
alimentado e cuidado até chegar à fase atual, de bater asas e lançar seu
IPO. Como a data da oferta pública de ações do Twitter está
possivelmente marcada para meados de novembro, Bilton e sua editora não
escolheram momento mais feliz para lançar a biografia.
Ambos os livros são relatos jornalísticos e resultado de um intenso
trabalho de reportagem e entrevistas, portanto nenhum deles pode ser
considerado "biografia autorizada". Certamente não no caso do livro de
Bilton, que transforma o nascimento do Twitter uma quase novela das
oito, com direito a lances de traição, vaidade e puxadas de tapete que
não combinam com o jeito "cool" de ser das startups que nascem no vale
do silício.
Segundo Bilton, embora a lenda urbana diga que Jack Dorsey, ex-CEO e
atual chairman da empresa, foi quem teve a idéia original do microblog
(história essa confirmada com detalhes intesos pelo próprio Dorsey), a
verdadeira história aponta para Noah Glass, um jovem executivo da Odeo
(a startup fundeada por Evan Williams da qual o Twitter nasceu), que
teria não só pensado em transformar updates do Twitter em uma conversa
entre amigos como também seria o autor do nome.
Os dois livros já estão em pré-venda na Amazon (achou que seria
diferente?) e um bom trecho de cada um deles, escrito pelos próprios
autores, pode ser lido na Bloomberg Businesweek e no The New York Times.
SERVIÇo: Para encomendar seu livro, em formato impresso ou kindle, clique nos nomes a seguir - Hatching Twitter: A True Story of Money, Power, Friendship, and Betrayal e THE EVERYTHING STORE: Jeff Bezos and the Age of Amazon
Via: IDGNow
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