sábado, 2 de março de 2013

Evernote: após roubo de dados, empresa obriga troca de senhas

Evernote é um serviço de anotações que permite guardar e sincronizar notas em texto, imagens e áudios Foto: Reprodução
Evernote é um serviço de anotações que permite guardar e sincronizar notas em texto, imagens e áudios
Foto: Reprodução

A popular ferramenta de anotações Evernote pediu neste sábado que seus usuários redefinam suas senhas depois que o serviço foi vítima de um ataque de hackers. Em um comunicado postado no blog da companhia e que está sendo enviado por e-mail aos usuários, a empresa afirma que descobriu e bloqueou uma atividade suspeita na sua rede, "que parece ter sido uma tentativa coordenada para acessar áreas seguras do Serviço Evernote".
"Como medida de precaução para proteger seus dados, decidimos implementar uma redefinição de senha", diz o texto. "Em nossa investigação de segurança, nós não encontramos nenhuma evidência de que qualquer parte do conteúdo que você guarda no Evernote foi acessada, alterada ou perdida. Nós também não temos nenhuma evidência de que qualquer informação de pagamento de clientes do Evernote Premium ou Evernote Business tenha sido acessado", afirma o comunicado.
No entanto, o Evernote afirma que os criminosos tiveram acesso a informações de contas como nomes de usuários, e-mails e senhas. Apesar das senhas serem criptografadas, o serviço está obrigando que os usuários as alterem. "Apesar de nossas medidas de criptografia de senhas serem robustos, estamos tomando medidas adicionais para garantir que seus dados pessoais permaneçam seguros", diz o comunicado, alertando aos usuários que eles devem criar uma nova senha no site do serviço.
Outros ataques
Nas últimas semanas, outras companhias foram alvo de ataques de hackers. A última delas foi a Microsoft, que admitiu que identificou um "pequeno número de computadores infetados por softwares malignos que usam tecnologias similares às que foram denunciadas por outras organizações".

Anteriormente, Apple e Facebook relataram ter sido vítimas do mesmo grupo de atacantes. O Facebook foi a primeira delas, e afirmou que em janeiro a segurança do serviço descobriu que seus sistemas haviam sido alvo de um sofisticado ataque. "O ataque ocorreu quando alguns funcionários visitaram um website de desenvolvedores de tecnologias móveis que estava comprometido", dizia a empresa.
Dias depois, computadores de funcionários da Apple foram alvo dos mesmos hackers, mas aparentemente, não houve furto de dados, disse a companhia, numa admissão sem precedentes da existência de uma grande falha de segurança.
Via: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário