Após um leve vazamento em que um PDF da HP denunciava que ela estava desenvolvendo uma variante do Chromebook, a empresa e o Google anunciaram o início das vendas do HP Chromebook 11, o irmão menor dos atuais notebooks de 14 polegadas com o Chrome OS, entrando no mercado dos ultrabooks com um hardware até razoável para o preço baixo que estão pedindo.
O Google resolveu rever algumas decisões do Chromebook Pixel de modo a tornar o aparelho mais barato e atraente ao público, já que nem todo mundo vai arriscar pagar US$ 1,2 mil num hardware bom com um SO ao qual não está acostumado. Com isso a tela touch de alta definição deu adeus, sendo substituído por um display IPS de 11,6 polegadas com resolução de 1366 x 768 pixels (135 ppi), que representa uma redução considerável de preço mas mantém a qualidade da imagem.
Na parte de dentro o Chromebook 11 é equipado com o mesmo SoC de modelos anteriores, no caso o Exynos 5250 da Samsung, dual-core com clock de 1,7 GHz, além de 2 GB de RAM, 16 GB de SSD, câmera VGA, duas portas USB 2.0 e conexões Wi-Fi e Bluetooth 4.0, o que pode parecer pouco mas é suficiente para dar conta do Chrome OS, que é quase inteiramente pensado para funcionar na nuvem. Os modelos 3G e 4G ainda possuem uma óbvia entrada para o cartão Micro-SIM.
Essa configuração próxima de um tablet possui mais uma curiosa característica: o carregamento é feito através de uma porta Micro-USB, que é compatível com o padrão SlimPort, podendo servir como saída de vídeo. Por fim Google e HP tomaram cuidado para que o Chromebook 11 fosse bem construído para o preço, contando com plástico resistente por fora e chassi de magnésio.
O HP Chromebook 11 já está em pré-venda na Amazon, com lançamento agendado para o dia 20. O modelo básico de US$ 279 possui cinco opções de cores: branco com detalhes nas cores do Google – azul, amarelo, verde ou velho – ou preto, e dá direito a 100 GB de espaço de armazenamento no Google Drive por três anos, 60 dias de acesso gratuito ao Google Play Music e 12 vales de uso do serviço GoGo Inflight Internet. Infelizmente o ultrabook não é enviado para o Brasil e não há informações de quanto os modelos 3G e 4G/LTE custarão.
Via: meiobit
Nenhum comentário:
Postar um comentário