Tendo isso em mente, chegamos à notícia de hoje, veiculada pelo Wall Street Jornal, de que o Google está prestes a lançar um serviço de armazenamento, nos moldes do Dropbox, chamado apenas de "Drive" (ou "Google Drive").
O lançamento do serviço faz todo o sentido, já que com o crescimento no número de usuários nômades, que usam vários computadores ao longo do dia, bem como de smartphones e outros dispositivos assistenciais, que podem ser beneficiados com um sistema de armazenamento e troca de arquivos com o PC, temos um mercado muito grande, como podemos rapidamente perceber ao ver o número de serviços de armazenamento disponíveis hoje em dia.
Atualmente, o Google oferece 1 GB de armazenamento no Google Docs (que atualmente aceita todo o tipo de arquivos), com a possibilidade de ampliar o espaço para 80 GB por apenas US$ 20 anuais. Naturalmente, o armazenamento no Google Docs não substitui a praticidade de serviços especializados como o Dropbox, e é exatamente por isso que ele não é tão popular para o armazenamento de arquivos, mas podemos imaginar as mudanças que o Google poderia provocar no mercado caso oferecesse os mesmos 80 GB por US$ 20 anuais no Drive.
O Drive também provocaria mudanças no ecossistema do Android, já que até o momento o Google não tem nada similar ao iCloud, uma lacuna que o Drive viria para preencher. Vale lembrar que a Microsoft também já oferece um serviço de armazenamento, o SkyDrive, que se integra bem ao Windows 7/8 e ao Windows Phone e ainda por cima oferece 25 GB de armazenamento grátis.
Via: Hardware
Nenhum comentário:
Postar um comentário