Eles são os responsáveis por deixar a página do
buscador mais popular da internet um tanto quanto divertida e animada;
são os doodlers, profissionais cheios de criatividade e humor que criam
ilustrações e animações com as letras do Google na página principal do
buscador.
Esta é a primeira vez que esses profissionais estão
trabalhando em tempo real e criando doodles fora dos Estados Unidos;
normalmente eles ficam no escritório do Google em San Francisco, na
Califórnia. Mas agora eles estão aqui, no Brasil. Com piadas sutis, a
ideia é viver a cultura brasileira para transmiti-la para todo o mundo
de forma animada e divertida.
“É uma grande oportunidade para celebrar uma nova
cultura e estar rodeado de pessoas fantásticas nos dando ideias. Esta é a
primeira vez que tentamos fazer um doodle por dia e com animação. A
gente criou este desafio e estamos curtindo muito. Apesar do trabalho
pesado, é muito divertido", explica o doodler Matt Cruickshank.
O objetivo durante a Copa, explica Matt, é criar uma
nova animação por dia; normalmente antes do jogo ou no intervalo da
partida. O tema é um só, claro... futebol.
Matt Cruickshank, doodler / Google ((9’14” até
9’22”)) – “ÀS VEZES LEVA UMAS TRÊS HORAS PARA COLOCAR UMA IDEIA EM
PRÁTICA; OUTRAS VEZES A GENTE TRABALHA UM POUCO MAIS EM ALGUMAS
ANIMAÇÕES”.
O doodle da abertura da Copa, um pouco mais complexo,
incluiu diversos elementos que remetem à Copa do Mundo realizada no
Brasil; se você perdeu no dia, olha só como ficou...
Para agradar gregos e troianos, os doodlers procuram
não fazer qualquer tipo de brincadeira com as seleções que perdem as
partidas. O objetivo é ser divertido, mas nunca agressivo.
"É muito mais sobre a animação antes do jogo e não muito sobre os resultados", conta Matt.
Eles estão 24 horas ligados nos jogos da Copa e em todos os detalhes que envolvem o maior evento esportivo do ano. Para ter novas ideias todos os dias, além de acompanhar tudo o que se fala sobre o mundial, eles pesquisam bastante sobre os países que disputam o campeonato e buscam peculiaridades para aproximar o máximo possível a criação àquele país.
Eles estão 24 horas ligados nos jogos da Copa e em todos os detalhes que envolvem o maior evento esportivo do ano. Para ter novas ideias todos os dias, além de acompanhar tudo o que se fala sobre o mundial, eles pesquisam bastante sobre os países que disputam o campeonato e buscam peculiaridades para aproximar o máximo possível a criação àquele país.
No dia a dia, lá em San Francisco, o trabalho é bem
mais calmo. Cada profissional trabalha em seu próprio projeto. São
criados cerca de 400 doodles por ano, entre ilustrações estáticas,
animações e até games interativos. Alguns projetos são globais; outros
veiculados apenas em alguns países ou regiões.
Se você quiser rever todos os doodles criados durante a
Copa, acesse o link que separamos junto ao texto desta matéria na nossa
página. Tem até os joguinhos já criados para você se divertir.
Via: olhardigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário