sábado, 4 de fevereiro de 2012

Usb Host para o Android

Quando o Nokia N900 chegou ao mercado, ele trouxe uma funcionalidade bastante interessante: um suporte bastante completo ao modo USB Host, permitindo acessar dispositivos de armazenamento externos, incluindo até mesmo HDs com a ajuda de um hub com fonte externa:


O suporte ao modo USB Host é um passo importante para que os smartphones se tornem dispositivos de primeira classe, abandonando sua antiga posição de subserviência ao PC.

Entretanto, fora dos esforços da Nokia em torno do Meego, pouco foi feito em relação ao suporte ao USB Host em outros aparelhos. Pelo contrário, muitos aparelhos, como o Nexus S e o Galaxy Nexus, sem falar do ubíquo iPhone sequer suportam cartões de memória, o que dizer de pendrives e HDs externos...

Muitos aparelhos atuais oferecem suporte ao USB Host via hardware, mas ele acaba vindo desativado por falta de mais recursos nessa direção no Android e do desinteresse dos fabricantes.

O Usb Host Controller é um remendo para o problema, destinado ao público técnico. Ele permite que dispositivos onde o suporte via hardware está disponível acessem dispositivos de armazenamento externo, incluindo câmeras e pendrives, com a possibilidade de montá-los em pastas do sistema de arquivos.


Ele precisa que o suporte ao USB OTG (USB Host) esteja disponível no hardware e esteja ativado no kernel. Em muitos aparelhos você precisa apenas de acesso de root, mas em outros, como no caso do Galaxy S e Nexus S você precisa primeiro instalar patches do kernel para ativar a funcionalidade.
O thread do xda-developers inclui o pacote .apk e os patches necessários. Ele está também disponível no market.

Vale lembrar que ele apenas ativa o suporte por parte do software. Existem outros impecílios para o acesso a diferentes dispositivos USB, com destaque para as limitações no fornecimento elétrico dos aparelhos, que em geral são capazes de fornecer apenas 100 mA ou menos, o que permite acessar pendrives, teclados ou câmeras, mas não HDs externos, por exemplo. Existem também casos de dispositivos que suporte o Host Mode, mas não oferecem alimentação elétrica. Em ambos os casos a solução é usar um hub USB com alimentação externa.

Via: Hardware

Nenhum comentário:

Postar um comentário