
Quando se trata de jogos extremamente viciantes, o clássico Tetris
deveria estar presente em qualquer lista, sendo assim, imagine o quão
irônico é um estudo que está utilizando a criação de Alexey Pajitnov
para tentar minimizar o sofrimentos das pessoas viciadas nos mais
diversos tipos de coisas?
Publicada no jornal científico Appetite, a pesquisa chefiada pela
professora de psicologia Jackie Andrade, da Plymouth University, sugere
que o desejo que sentimos é fortemente incentivado por nossa visão e
como o quebra-cabeça exige uma alta dose de comprometimento visual, pode
fazer com que a pessoa perca a vontade de comer, fumar ou ingerir
álcool.
Para chegar ao resultado, os pesquisadores contaram com a ajuda de
119 estudantes, que deveriam descrever seus desejos antes de iniciarem
uma partida de Tetris. O detalhe é que apenas alguns conseguiam carregar o jogo e 24% deles afirmaram que o desejo diminuiu.
Na verdade, qualquer coisa capaz de estimular as pessoas visualmente,
como assistir televisão, poderia ser utilizado, mesmo que não demande
um esforço mental, apesar disso também ajudar no processo. O grande
mérito dos games neste caso está na sua interatividade, já que exige
mais atenção do usuário.
O objetivo agora é utilizar o resultado da pesquisa no mundo real,
permitindo que as pessoas possam ter uma qualidade de vida melhor e se
considerarmos que o Tetris pode ser executado em chaveiros ou até cartões de visita, tudo leva a crer que em breve o tão adorado jogo poderá servir como muito mais do que apenas nos entreter por alguns minutos.
Via: Meiobit
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