terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dica: como crimpar cabos de rede e testá-los usando um teste de redes

Hoje decidi explicar um pouco sobre a "simples tarefa" de fazer um cabo de rede. Mas porquê? simples! te pessoas que acham desmerecedor fazer um cabo de rede bem feito, ter os cuidados necessários na hora de fazê-lo.

Então resolvi expor aqui minha opinião ou melhor deixar minha dica de como fazer um cabe de rede com qualidade. 

Para montar o cabo você precisará de:
> Alicate de crimpagem;
> Cripes RJ45
> Cabo RJ45
Veja a sequência de cores correta para montar o cabo de rede padrão UTP.
Esta sequência é a do cabo mais comum, aquele usado para ligar seu PC ao modem de banda larga ou ao roteador.
Lembrando que as duas extremidades do cabo devem está iguais:
detalhe que as 2 (duas) pontas são iguais então é importante prestar atenção!
cabo de rede Esquema de cores para montar cabo de rede RJ45 (par trançado)

O próximo esquema de montagem a seguir é para montar o cabo “cruzado” ou “Crossover”.
Esse tipo de cabo serve, por exemplo, para fazer uma ligação direta entre dois computadores.
Para crimpar o cabo crossover é só crimpar uma das extremidades do cabo igual o esquema anterior e mudar algumas sequências de cores na outra extremidade. Confira na imagem:
Esquema de montagem de cabo de rede Crossover (cruzado)
montagem de cabo de rede Crossover Esquema de cores para montar cabo de rede RJ45 (par trançado)

Dica lembrando que você deve obedecer o tamanho para o cabo de rede de no mínimo 30cm e no máximo 100 metros! não é aconselhável, fazer um cabo menor do que 30cm ou maior do que 100 metros usando as velhas emendas técnicas (gambiarras) através de jacks... 
Outra dica que, deixamos é o uso correto do estiletes, e trenas pra fazer uma medição e cortes mais precisos. Lembrando que isso vai de cada um eu geralmente uso estilete porque acho bem eficiente e preciso, assim como a trena!

Teste de redes é importante? Claro! não devemos só confiar em nossa pratica, muitas vezes já perdi tempo montando redes porque tanto eu, como meus colegas as vezes por meio da pressão ou até mesmo prazo de entrega as vezes trocávamos, os fios então a ajuda do teste é de extrema importância.
E como usa? 


Então vamos lá... 
Chamaremos os dois componentes do testador: um de testador e o outro de terminador. 

Uma das extremidades do cabo deve ser ligada ao testador, no qual pressionamos o botão ON/OFF. O terminador deve ser levado até o local onde está a outra extremidade do cabo, e nele encaixamos o outro conector RJ-45.

Uma vez estando pressionado o botão ON/OFF no testador, um LED irá piscar. 

No terminador, quatro LEDs piscarão em seqüência, indicando que cada um dos quatro pares está corretamente ligado. Observe que este testador não é capaz de distinguir ligações erradas quando são feitas de forma idêntica nas duas extremidades. 

Por exemplo, se os fios azul e verde forem ligados em posições invertidas em ambas as extremidades do cabo, o terminador apresentará os LEDs piscando na seqüência normal. Cabe a você conferir se os fios em cada conector estão ligados nas posições corretas.

Lojas especializadas em equipamentos para redes fornecem cabos, conectores, o alicate e os testadores de cabos, além de vários outros equipamentos. 

Se você quer apenas fazer um cabo para sua rede, existe um teste simples para saber se o cabo foi crimpado corretamente: basta conectar o cabo à placa de rede do micro e ao hub ligados. Tanto o LED da placa quanto o do hub deverão acender. 

Para minimizar os estragos até adquirir a experiência, faça a crimpagem apenas quando perceber que os oito fios chegaram até o final do conector. 


Um comentário: