quinta-feira, 16 de julho de 2015

Equipamentos de nova geração: O que muda com a tecnologia 4K?

tela
Há alguns poucos anos atrás, adquirir um monitor ou televisão, baseava-se em comprar um objeto pesado, grande demais e até feio. Estes televisores ou monitores, eram feitos em formato Catodic Ray Tube, ou CRT – Tubo de raios catódicos. Atualmente, as coisas neste sentido mudaram bastante, pois os monitores e as TVs têm sido produzidos com telas muito mais finas e mesmo que sejam bem grandes, podem ainda ser consideradas leves em relação aos modelos antigos. Estes dispositivos ainda contam com a grande vantagem de oferecer uma qualidade muito melhor em termos de imagem, diversas opções de entretenimento (como as TVs 4K ou com Android) e contribuir para uma bela decoração da sua casa. Entre as mais populares nesta seção, estão as televisões e dispositivos com tela em Plasma, LCD, LED e AMOLED, que também podem ser utilizadas em consoles de vídeo games computadores, smartphones, tablets entre outros.
Em se tratando de avanços na tecnologia, todo mundo ao menos uma vez na vida já ouviu falar na expressão ‘Full HD’, que basicamente é traduzida por aparelhos que tenham uma alta definição em termos de imagem, mostra que a tela produz uma ótima resolução e que são capazes de rodar com uma qualidade bem superior às tecnologias anteriores. Porém, os avanços não param por aí. Agora já estão surgindo televisores muito mais aprimorados, modernos, elegantes e que são capazes de trabalhar com 4K – ‘Ultra HD’, uma resolução altíssima (4 vezes maior que a Full HD) e é comumente usada em telas de salas de cinema. Estes televisores têm condições de ajustar imagens com até 4096×2160 pixels. É realmente impressionante!
tamanho das TVs mais comuns atualmente, pode variar entre 20 e 50 polegadas (algumas, como as da marca Sony são até maiores, com tela de 65″ e 85″ por exemplo), sendo que telas de Plasma ou LED e com tecnologia 4k são aplicadas geralmente em modelos maiores, para um melhor aproveitamento da imagem. Também é interessante observar que hoje em dia, praticamente todos os monitores e televisores são do tipowidescreen. Isto quer dizer que são mais amplos e também uma ótima opção para assistir filmes ou para a exibição de outras informações úteis na tela.
Um dos atrativos mais recentes nas televisões de alta definição é sem dúvida a interação com a internet – trazendo dessa forma um vasto conteúdo adicional. Um exemplo são os televisores que já vem compatíveis com o excelente sistema Android TV. Tal funcionalidade oferece aos usuários diversas formas de entretenimento, tais como: streaming de aplicativos e jogos Android – mencionando a febre do momento “Netflix”, e ainda Amazon Instant Video, YouTube, Hulu, CBS News, CBS Sports, Crackle, NBA Game Time, Pandora e SlingTV e mais de 600 outros aplicativos, além de material da loja Google Play.
Usuários mais antigos do sistema Android já conhecem as maravilhas e facilidade do sistema. Baseado no núcleo Linux, ganhando notoriedade mundial por ser totalmente open-source (código aberto), o sistema operacional e se consolidou como sistema operacional móvel mais utilizado do mundo.
Sem dúvida alguma ao optar por uma televisão com o usuário amplia e muito as funcionalidades da TV – que na verdade vem se transformando, aos longos dos anos, em um central multimídia completa (ainda mais quando aliada a um computador e acesso à internet).
A tecnologia em relação aos televisores tem se mostrado incansável na busca por telas que tenham condições de oferecer uma excepcional qualidade de imagem e menos consumo de energia, entre outras funcionalidades mais avançadas. Entretanto, afirmar qual tecnologia pode ser a melhor depende de muitos fatores, principalmente os pessoais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário