Pesquisa recém divulgada pela GSMA
detalha o impacto perturbador que a tecnologia móvel de bordo terá
sobre a indústria automobilística, revolucionando a experiência do
automobilismo e ajudando a criar um mercado para carros conectados,
avaliado globalmente em quase 40 bilhões de euros em 2018.
O rápido crescimento do mercado para os carros conectados resultará
em receitas três vezes maiores em 2018 do que em 2012, compreendendo
24,5 bilhões de euros em serviços de bordo, como informações de tráfego,
suporte de call center e entretenimento com base na rede; 6,9 bilhões
de euros das vendas de hardware, como unidades de controle de
telemática; 4,5 bilhões de euros da entrega de serviços de telemática,
como gerenciamento das relações com os clientes; e 4,1 bilhões de euros
da provisão de conectividade, que inclui receitas de dados móveis.
Só a tecnologia SIM, incorporada aos novos veículos para habilitar a
conectividade móvel, deverá gerar 32,6 bilhões de euros – 83 % do total
de receitas, de acordo co a empresa de pesquisa SBD. Isso vai estimular
uma variedade de serviços móveis no âmbito da segurança, proteção,
infotainment, informação de tráfego, navegação e diagnóstico de
veículos. A SBD prevê que a maioria dos novos carros terá alguma forma
de conectividade até 2025, devido ao rápido crescimento da tecnologia
móvel de bordo.
O crescimento do mercado para carros conectados também será impulsionado
pela Comissão Europeia, através do serviço obrigatório de chamadas de
emergência, o eCall. A iniciativa requer que todos os modelos de carros
novos dos estados membros sejam equipados com o sistema eCall europeu
até 2015, que conectará um veículo aos serviços de emergência na
ocorrência de uma colisão e providenciará informações vitais sobre a
locação vital e informações da batida. A expectativa é a de que as
vendas do eCall alcancem 7 milhões de unidades em 2016.
“A incorporação da tecnologia móvel em carros não somente vai salvar
vidas, mas também vai gerar uma gama de novos serviços e fornecerá uma
oportunidade significativa de receita para os setores móvel e
automotivo”, disse Michael O’Hara, diretor de marketing da GSMA. “O
rápido crescimento deste mercado será gerado em parte pela ação
regulatória positiva, particularmente na Europa e em mercados emergentes
como a Rússia e o Brasil. Nós estamos em meio a uma revolução dos
carros conectados e é vital que as indústrias móvel e automobilística
trabalhem juntas para proporcionar experiências conectadas escaláveis e
universais, e para assegurar que o mercado atinja seu potencial”,
completou.
As vendas de carros novos devem alcançar mais de 100 milhões de
unidades globalmente até 2018, mais de 35 milhões dos quais serão
entregues com tecnologia móvel de bordo, representando uma taxa de
penetração de 31%, superando muito as taxas de crescimento de meios de
conectividade alternativos. Apenas 21 milhões de carros serão equipados
com integração de smartphone (18%) e somente 10 milhões com soluções de
conversão (9%).
Espera-se que serviços de infotainment de bordo, tais como
noticiário, meteorologia, redes sociais e transmissão de música sejam
suportados em 32,1 milhões de carros (4,3 milhões em 2012), com serviços
de navegação prontos para ser entregues com 28,5 milhões de carros em
2018, comparados com 5,12 milhões em 2012. Aplicativos de gestão de
veículos, como manutenção e diagnóstico remotos, serão suportados por
14,8 milhões de carros, comparados com 5,5 milhões em 2012.
Com a maior demanda por novos carros em nações emergentes, ações
legislativas nos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) também
serão motores cruciais do mercado para os carros conectados. Reguladores
na Rússia estão prontos para implantar legislação para carros e
caminhões novos com sistemas móveis integrados, que alertarão os
serviços de emergência no evento de um acidente. As vendas de carros com
conectividade de bordo também deverá ser estimulada pela regulamentação
no Brasil, que estipula que todos os novos veículos sejam equipados com
sistema de rastreamento.
“O crescimento do mercado para carros conectados também está sendo
auxiliado por iniciativas fundamentais como Connected Car Forum, da
GSMA, onde importantes operadoras de serviços móveis e fabricantes de
automóveis se reúnem para ultrapassar barreiras ao crescimento e
melhorar a velocidade e a adoção de serviços de infotainment e
telemática”, disse O’Hara. “Como resultado, as operadoras móveis não
somente desempenharão um papel importante na conectividade de todos os
carros novos até 2025: elas também estarão bem posicionadas para avançar
a cadeia de valor e fornecer valor inovador e serviços agregados a seus
clientes”.
Via: IDG Now
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