sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Facebook acaba com votos de usuários para mudanças no site

Os usuários do Facebook não terão mais premissão para votar em propostas para mudanças nas políticas da empresa, porque, segundo a rede social, seus comentários não foram bons o suficiente.
Até o momento, a empresa dizia que qualquer uma de suas mudanças políticas propostas que recebessem 7 mil comentários "relevantes" seria colocada em votação.
Enquanto alguns comentários levaram a empresa a desenvolver alternativas para algumas das mudanças políticas propostas, "o mecanismo de votação de fato resultou em um sistema que incentivava a quantidade de comentários em detrimento da qualidade", destacou a empresa nesta quarta-feira (21/11). "Estamos propondo acabar com o componente de votação do processo em favor de um sistema que traz engajamento e um feedback mais significativo", disse o Facebook, em um post que detalha as mudanças propostas.

No novo projeto da sua Declaração de Direitos e Responsabilidades (SRR - Statement of Rights and Responsibilities), a rede social de Mark Zuckerberg planeja cancelar a regra de organizar uma votação para propostas que receberem mais de 7 mil comentários relevantes de usuários distintos. Até o momento, o Facebook aplica as mudanças de tais votos apenas se mais de 30% de todos os usuários ativos registrados votarem a favor delas.
O que o novo sistema implicará, no entanto, ainda não está claro. A empresa não comentou sobre o assunto.
O FB disse que planejava continuar a postar mudanças significativas para a SRR e a Política de Uso de Dados. A rede social também vai continuar a proporcionar um período de sete dias para análise e comentários de todas as alterações propostas.

O Europe vs Facebook, grupo que pressiona a companhia para respeitar as leis de privacidade, criticou os planos da rede, adicionando uma nova demanda para seu site our-policy.org: "queremos que o Facebook continue a permitir que os usuários comentem e votem sobre quaisquer novas mudanças".

O grupo espera que 7 mil pessoas votem em sua nova proposta, enquanto o processo de votação ainda está em vigor. Ainda assim, o Europe vs Facebook tem pouca fé de que a medida dará algum resultado. O sistema de votação foi testado no início do ano, quando os usuários votaram a favor da nova ou da velha política estabelecida para a rede, disse o grupo em seu site.

Naquele momento, "o Facebook estava escondendo o voto extremamente bem", disse a organização, acrescentando que apenas cerca de 342 mil usuários votaram sobre as mudanças propostas - uma participação de apenas 0,038% dos usuários. "Dessa forma, o site foi em frente com a nova política, apesar da votação de 87% contra ela", escreveu o grupo.

Além de alterar o mecanismo de votação, o Facebook também tem planos de alterar a Política de Utilização de Dados, dando a terceiros o acesso às informações do usuário. A empresa adicionou uma cláusula na proposta da nova política que diz: "nós podemos compartilhar informações que recebemos com as empresas que são legalmente parte do mesmo grupo de empresas que o Facebook faz parte, ou que se tornaram parte desse grupo (muitas vezes essas empresas são chamados de afiliados). Da mesma forma, os nossos afiliados podem compartilhar informações conosco também. Nós e nossas afiliadas podem usar informações compartilhadas para ajudar a fornecer, entender e melhorar os nossos serviços e os seus próprios serviços".

Agora, as informações que o Facebook quer compartilhar exatamente não foram mencionadas no projeto.
A empresa também anunciou que lançaria novas formas para responder a perguntas e comentários sobre o Facebook, onde a diretora do departamento de privacidade, Erin Egan, responderá a questões de privacidade. Ela também vai sediar webcasts regulares para tratar de questões sobre privacidade e segurança, disse o Facebook .

Os usuários do site têm a oportunidade de rever as alterações propostas e observações até 28 de novembro. Quando o período de comentários terminar, Egan os responderá em um webcast.
Via: IDG Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário