Quando a Intel anunciou o Medfield, foi aberta uma nova frente de batalha no mercado de tecnologia, agora entre o ARM e o x86 nos smartphones. O Google apoiou a iniciativa, e um leak postado no PocketNow mostra o primeiro modelo da Motorola com o Atom Medfield e o Ice Cream Sandwich, que será oficialmente anunciado em breve:
A foto mostra um telefone com tela de 4.3" e cerca de 10 mm de espessura, que seguramente não será o aparelho mais fino do mercado, mas fica dentro da média da safra atual, dando a entender que o Medfield será competitivo em termos de integração. Os benchmarks do Anandtech mostram que o chip pode ser competitivo também em relação ao desempenho, o que mostra que pelo menos na teoria a Intel tem uma chance real de finalmente conseguir abocanhar uma fatia, mesmo que relativamente pequena do mercado de smartphones. O principal obstáculo continua a ser a questão da compatibilidade com os aplicativos com trechos de código ARM nativo, para a qual a Intel ainda não conseguiu uma solução inteiramente satisfatória.
Não existe uma possibilidade real de a Intel conseguir obter 85% do mercado de smartphones como tem no caso dos PCs, pois por mais competitivos que os processadores possam eventualmente ser, os fabricantes conhecem bem a trajetória da Intel e não trocarão o atual saudável mercado de SoCs para dispositivos portáteis, disputado por varias empresas por um monopólio da Intel, onde ela possa ditar os preços.
Por outro lado, será interessante ver até que ponto a Intel pode conseguir avançar nessa nova frente de batalha. Vale lembrar que dessa vez a Intel é que é o lado mais fraco, entrando no jogo atrasada e em desvantagem para tentar desafiar players já bem estabelecidos.
Via: Hardware
Nenhum comentário:
Postar um comentário