Após chegar aos EUA e alguns países da Europa, o recurso de
verificação de notícias falsas do Google acaba de ser lançado na América
Latina, mais especificamente no Brasil, Argentina e México.
A partir de agora, os usuários do Google Notícias verão um selo
específico chamado “Verificação de Fatos” que aponta quando uma notícia
foi checada por organizações independentes.
Por aqui, a gigante de buscas fez parcerias com a Agência Lupa, Aos
Fatos e Agência Pública para a iniciativa, chamada de “fact check” nos
EUA - na Argentina, essa tarefa ficará a cargo do Chequeado e no México
com ChecaDatosMx e El Sabueso.
Lançada originalmente em outubro, a ferramenta do Google estava
disponível até então nos EUA, Reino Unido, Alemanha e França e deve
chegar a mais países em breve, de acordo com a empresa de Mountain View.
A discussão sobre o compartilhamento de notícias falsas na Internet
ganhou força em meio às eleições presidenciais dos EUA, vencidas por
Donald Trump no final de 2016.
Vale notar que os usuários brasileiros verão o selo do Google em reportagens que aparecem na seção expandida dentro do site news.google.com.br, na busca por notícias dentro do próprio Google e também nos aplicativos do Google Notícias e Clima para iOS e Android.
Via: IDGNow
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