ORGANIZE AS ATIVIDADES DO DIA
Reservar alguns minutos no começo do dia para se organizar pode salvar horas preciosas depois. Assim que acordar, faça uma lista dos compromissos e das atividades que precisa realizar ao longo do dia. Anote no celular ou em um bloco de notas e marque-as quando estiverem finalizadas. Desse jeito, você evita se esquecer de algo importante.
NÃO EXAGERE NA QUANTIDADE DE COMPROMISSOS
Mas, não adianta encher a lista de tarefas achando que dará conta, mesmo se o tempo for curto. Seja realista! Saiba exatamente o que você é capaz de fazer. Uma lista repleta de compromissos servirá apenas para aumentar o estresse e a ansiedade e, no fim, vai transformar tudo em uma grande bola de neve.
LISTA DE PRIORIDADES
Estabelecer uma ordem de prioridades também é importante para aumentar a produtividade. Em algumas situações, são tantas coisas a fazer que é difícil saber por onde começar. O resultado são projetos incompletos, acúmulo de tarefas e prazos esgotados. Ao criar a lista de compromissos, destaque os mais urgentes e os que são mais fáceis de cumprir. Assim, conforme os objetivos são alcançados, você ganha mais ânimo para os deveres mais complicados.
NOTIFICAÇÕES DO CELULAR DISTRAEM
Manter o celular por perto na hora de trabalhar ou de estudar pode acabar atrapalhando sua concentração e diminuindo a produtividade. Antes de dar início à realização das tarefas, comece o dia fazendo uma ronda pelas redes sociais, respondendo mensagens de amigos e lendo os e-mails para evitar que essas tentações atrapalhem ao longo do dia. Organize o tempo e separe alguns minutinhos de descanso entre as atividades, afinal, ninguém é de ferro.
HORA DO PLANO B
Em alguns casos, a lista de tarefas está feita, mas na hora de colocá-la em prática, nada sai como planejado. Nessas horas, é fundamental ter um plano B, como por exemplo, adiantar algum compromisso do dia seguinte ou trocar a ordem de prioridades do dia. É uma forma de evitar o desperdício de tempo e otimizá-lo usando a criatividade.
CONFIE NO TRABALHO DOS COLEGAS
Se estiver cheio de atividades para fazer no trabalho, uma excelente ideia é distribui-las entre alguns colegas. Mesmo que você goste de fazer tudo sozinho, os prazos existem e, muitas vezes, são muito curtos. Delegar tarefas ajuda a economizar tempo e mostra que você confia no trabalho dos colegas.
REUNIÕES PRÁTICAS E EFICIENTES
Realizar e participar de reuniões é importante para deixar todos por dentro do andamento dos projetos e das metas a serem cumpridas. Entretanto, elas devem transmitir o maior número de informações no menor tempo possível. Otimizar as reuniões de trabalho é um passo fundamental para ganhar tempo para outras atividades. No início do dia, organize as informações que serão passadas e se programe para responder as dúvidas dos colegas.
TECNOLOGIA A SEU FAVOR
A tecnologia também é uma grande aliada para quem quer aumentar a produtividade. Existem diversos programas e aplicativos que ajudam a economizar tempo em vários aspectos do dia a dia. Hoje, dá para fazer reuniões utilizando o Skype sem sair de casa ou da mesa do escritório. No Evernote, é possível criar lista de atividades, fazer anotações e compartilhar com outras pessoas. Já o Focus Lock bloqueia o celular enquanto você trabalha para evitar distrações.
Via: msn
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