sexta-feira, 20 de junho de 2014

Facebook lança Slingshot para concorrer com o Snapchat


Dois meses depois de ter descontinuado o Poke, o Facebook lançou nesta terça-feira, 17/6 um aplicativo de vídeo mensagens para concorrer com o Snapchat, um popular aplicativos de mensagens que permite aos usuários tirar uma foto rápida ou vídeo que desaparecerá depois de visualizado pelo destinatário. Chamado de Slingshot, o app permitirá aos usuários trocar mensagens em vídeo que se autodestroem em até 15 segundos.

O app inova em alguns aspectos. Ao contrário do concorrente, quem recebe o vídeo enviado só pode visualizá-lo depois de enviar outra vídeo de volta. O mesmo vale para imagens estáticas. Além de ver as imagens, os usuários ainda podem inserir anotações de desenhos nas imagens recebidas.

Fotos e vídeos podem ser visualizados uma única vez; depois disso, são deletados.
“Fotos e vídeos que não duram para sempre permitem compartilhar o que é mais expressivo, cru e espontâneo”, afirma o Facebook, em nota.

slingshot1

Por enquanto, o app está disponível para os sistemas o iOS 7 (aqui) e Android (Jelly Bean e KitKat) (aqui), apenas nos Estados Unidos. A disponibilidade em potros países está prevista para as próximas semanas. Não será necessário possuir uma conta no Facebook para utilizá-lo. Para se cadastrar, basta usar um número de celular. O programa acessa automaticamente a lista de contatos do aparelho.

De acordo com o Finacial Times, Mark Zuckerberg supervisionou pessoalmente o projeto após a sua empresa não conseguir fechar a compra do Snapchat por 3 bilhões de dólares no ano passado.

slingshot2 slingshot3

A rede social decidiu acabar com o Poke - a primeira tentativa de "cópia" do Snapchat - no começo do mês. Lançado em 2012, o Poke permitia que os usuários "cutucassem" amigos, enviassem fotos e outras mensagens, mas parece que o app não conseguiu decolar.

O Facebook também está traçando o seu caminho para o mercado de aplicativos de mensagens com o objetivo de alcançar os usuários mais jovens. Nesse processo, a empresa adquiriu o WhatsApp, que possui cerca de 450 milhões de usuários.

Em novembro de 2013, o Facebook tentou comprar o Snapchat em um negócio de US$ 3 bilhões, mas a empresa recusou a oferta.


Via: IDGNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário