
Chefe de design do Android é categórico: "O mobile morreu"
São Paulo – “O mobile está morto”. A afirmação foi feita por Matias Duarte, o chefe de design do Android em uma palestra na Accel Design Conference, uma conferência de design que aconteceu nos Estados Unidos.
Pode soar como um conflito que um alto executivo do Android diga algo
assim, mas Duarte explica seu pensamento. “Como conceito, mobile está
morto. É apenas uma tela. Mobile era uma distinção quando existiam
restrições técnicas. Não existia banda de conexão, não existia
processamento suficiente”, diz Duarte, que usa expressões como “grande
tela” e “pequena tela” para diferenciar plataformas.
De acordo com o Googler, as implicações para design e desenvolvimento
são novos desafios. É preciso entender como o usuário transita entre as
diversas telas disponíveis.
“Se você quer se centrar no usuário, é preciso entender como ele muda
da tela do computador que ele usa durante o trabalho, para a tela do
smartphone, para a tela que está dentro do seu carro ou de um
restaurante”, diz o designer.
“Não é mais possível pensar em um serviço que esteja disponível apenas
para o desktop, eles precisam responder às outras telas”, completa.
Android Wear
Duarte também falou sobre o novo sistema do Google,
o Android Wear, voltado para computação vestível. “Um dos princípios
que assumimos com o Android Wear, é que não queremos pegar o que um
usuário faz em seu smartphone e espremer essa atividade em uma tela de
relógio. Ele precisa ser uma forma de manter a pessoa conectada ao mundo
virtual e ajuda-lo no mundo real”, afirma.
No momento da palestra Duarte mostrou brevemente seu relógio
inteligente. O entrevistador, Joshua Topolsky, editor chefe do site The
Verge, comenta que o gadget tinha pulseira de couro (possivelmente um Moto 360 ou algum gadget desenvolvido pelo próprio Google).
Perguntado se o Google pretende ele mesmo fabricar relógios
inteligentes (assim como acontece com o Glass), Duarte diz que não pode
responder.
Via: Exame
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