Vamos falar hoje sobre as conexões wi-fi ou conexões sem fio, como é mais conhecida, vamos ver onde são aplicadas e como ajudam a manter o ambiente livre dos emaranhados de fios.
A expressão Wi-Fi surgiu como uma alusão à expressão High Fidelity (Hi-Fi), utilizada pela indústria fonográfica na década de 50. Assim, o termo Wi-Fi nada mais é do que a contração das palavras Wireless Fidelity, algo que se traduzido não representa muito bem a tecnologia em questão.
As redes Wi-Fi funcionam por meio de ondas de rádio. Elas são transmitidas por meio de um adaptador, o chamado “roteador”, que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena. Para que um computador ou dispositivo tenha acesso a esses sinais, é preciso que ele esteja dentro um determinado raio de ação, conhecido como hotspot.
Hoje cada vez mais ouvimos as pessoas pedirem a senha da rede wi-fi quando adentram um estabelecimento, empresa ou até na casa de amigos e familiares, essa tecnologia de transferência de dados ajudou e muito na popularização da internet em nosso meio.
Cada vez mais os produtos, aparelhos e até veículos adotam esse tipo de conexão para a comunicação de dados. O mais comuns de encontrarmos são as redes locais de wi-fi que distribuem conexão de dados (internet) em um ambiente fechado ou livre.
Os celulares tiveram que adotar essa tecnologia para atender a demanda dos consumidores por aparelhos que tivessem acesso a dados via wi-fi. Mas cada vez mais vemos outros aparelhos como TVs, geladeiras, impressoras, aparelhos de som, micro-ondas, teclados, mouses e até veículos utilizando dessa tecnologia para melhorar a experiência de interação com os consumidores.
Junto com o benefício vêm também seus perigos, as redes wi-fi possibilitam a captura de dados através de sua conexão, usado por hackers para invadirem ou roubarem dados de empresas através dessas redes. Daí a necessidade de chamar um bom profissional quando você quiser montar uma rede wi-fi na sua empresa ou residência.
Mas com tudo isso, a tecnologia wi-fi veio para ficar e facilitar nossas vidas diárias, seja no trabalho, escola ou em casa, cada vez mais os incômodos fios estão deixando de existirem em nosso cotidiano.
Me passa ai sua senha do wi-fi!!
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário