SAN FRANCISCO - Um juiz norte-americano concedeu nesta segunda-feira
(26) aprovação final para um acordo de US$ 20 milhões a ser pago pelo
Facebook em um processo sobre publicidade, apesar de críticos afirmarem
que o acordo não protege a privacidade de crianças usuárias da rede
social.
Cinco pessoas entraram com uma ação contra o Facebook em
2011, afirmando que o programa da rede social "Histórias Patrocinadas"
informava os amigos dos usuários quando estes utilizavam a opção
"curtir" para determinadas marcas sem pagá-los ou permitir que eles
desabilitassem esse mecanismo.
As "Histórias Patrocinadas" são anúncios que aparecem na
página de notícias dos usuários do Facebook e normalmente estão ligados
ao nome e à foto do perfil de um dos amigos, que "curte" a marca.
O caso levantou preocupações sobre privacidade e a forma como o Facebook monetiza conteúdo dos usuários.
Sob os termos do acordo, o Facebook pagará US$ 20 milhões
(cerca de R$ 47 milhões) para compensar os demandantes, e prometeu dar
aos usuários mais controle sobre como seu conteúdo é compartilhado -
mudanças que os advogados dos demandantes avaliam em 145 milhões de
dólares.
O Facebook cobrou dos anunciantes aproximadamente US$ 234
milhões (cerca de R$ 556 milhões) pelas "Histórias Patrocinadas" entre
janeiro de 2011 e agosto de 2012, afirmam dados do processo.
Advogados de defesa dos direitos das crianças
argumentaram que nenhum menor pode ter seu conteúdo compartilhado com
anunciantes. Mas na decisão desta segunda-feira, o juiz do distrito de
São Francisco Richard Seeborg escreveu que o acordo, "apesar de não
incorporar todas as funções que alguns dos opositores prefeririam,
possui valor significativo".
Representantes do Facebook e dos demandantes não foram encontrados para comentar o caso.
Via: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário