quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dinheiro não compra privacidade na Google Play, diz pesquisa


Pagar por um aplicativo na Google Play, pode até impedir que você seja bombardeado por publicidade, mas não que o fluxo de informações pessoais no seu telefone sejam passadas para anunciantes.
Ao menos foi isso o que um pesquisador de ameaças online da BitDefender, Liviu Arsene, descobriu depois de examinar os dez melhores aplicativos pagos da loja online do Google.
"Quando você paga por um aplicativo, você normalmente espera que ele pare de localizá-lo e de coletar todos os tipos de dados sensíveis - o tipo de informação usada para criar um perfil comportamental sobre o usuário", disse ele à TechHive. Por outro lado, quando um aplicativo gratuito é baixado, "eu cedo acesso às minhas informações voluntariamente, porque eu não quero pagar pelo aplicativo", disse.
"Quando você pagar por qualquer aplicativo, você não quer alguém te rastreando, olhando para os seus hábitos de navegação, ou recolhendo dados pessoais", disse Arsene. "Aparentemente, isso não para de acontecer quando você pagar por um app. O software só interrompe a exibição de pop-ups e banners."
Segundo a análise da BitDefender sobre os principais aplicativos pagos na Google Play (que possuem versões grátis e pagas), cinco dos oito aplicativos pagos entregavam informações de um dispositivo móvel de forma tão agressiva quanto as suas versões gratuiras livres.
"Na verdade, a principal diferença entre versões pagas e gratuitas, pelo menos em termos de privacidade, é que a intromissão é simplesmente escondida melhor nos aplicativos pagos", relata a BitDefender.
Entre os aplicativos pagos que continuaram com o rastreamento e localização do usuário, bem como a transmição de IDs de dispositivos exclusivos para servidores de terceiros - mesmo após a compra - foram: Angry Birds Space, Angry Birds Star Wars, SwiftKey, SoundHound, e Cut the Rope.
Aplicativos menos atraentes?
"O uso de rastreamento agressivo em aplicativos pagos, se isso se tornar amplamente conhecido, poderia desvalorizar as versões pagas e uma mudança no comportamento do consumidor", prevê a BitDefender.
Isso não é algo que os desenvolvedores de aplicativos pagos para Android querem ouvir, uma vez que já tem um problema com compradores Android em pagar por aplicativos. Por exemplo, o analista de mercado de aplicativos Distimo notou que, em um dia típico em novembro de 2012, o Google Play arrecadou 3,5 milhões de dólares em apps - em comparação com 15 milhões de dólares obtida pela App Store.
As últimas descobertas da BitDefender podem ser apenas a ponta do iceberg, de acordo com Arsene. "Se isso é o que os dez melhores aplicativos estão fazendo, você pode imaginar o que os aplicativos que não são tão populares estão fazendo", disse.
Via: IDG Now

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