Após diversos dessabores com esta história de Secure Boot, além de tentativas de embargo da própria Microsoft na criação de chaves seguras do Secure Boot para o Kernel Linux, a Linux Foundation anunciou seu próprio sistema de inicialização segura, totalmente Open Source.
Graças aos esforços dos desenvolvedores da LF e principalmente do trabalho de James Bottomley, um dos principais engenheiros do kernel Linux, hoje você pode baixar os arquivos do EFI Open Source aqui:
- PreLoader.efi (md5sum 4f7a4f566781869d252a09dc84923a82)
- HashTool.efi (md5sum 45639d23aa5f2a394b03a65fc732acf2)
Agora você já pode criar um dispositivo USB inicializável com seu EFI Open Source (usando apenas o comando dd. Note que a imagem utiliza o sistema de arquivos GPT, então use o dispositivo inteiro). Ele terá um Shell EFI onde o kernel usará o gummiboot para carregar. Clique aqui para baixar a imagem USB.
Pra nós, usuários comuns, isso pode não significar muita coisa (até por que você pode estar se perguntando: “Mas como eu uso isso?!”), porém para as distribuições Linux, além dos outros sistemas operacionais open source, isso significa liberdade e possibilidade de continuar existindo.
Outros esforços por parte dos desenvolvedores das distribuições Linux já foram feitos, como por exemplo oUbuntu, o Projeto Fedora e o openSUSE, porém foram amplamente criticados (é engraçado que ninguém faz nada, e quando alguém faz sempre tem a “banda podre” da comunidade pra criticar).
Mas fique tranquilo. A “solução” de Secure Boot só influenciará sua vida se você decidir manter o Windows 8 que veio em seu hardware com Secure Boot em Dual Boot com sua distribuição Linux. Caso contrário, desabilite o Secure Boot, instale seu Linux e Seja Livre! (siga este passo-a-passo para te ajudar)
Via: Seja Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário