Para
quem ainda se pergunta o motivo por trás da determinação da Apple em
lutar usando até a última patente contra a Samsung nos tribunais, os
números da Samsung no segundo semestre podem ser bastante esclarecedores.
Embora
a Apple esteja obtendo um lucro por unidade vendida maior, a Samsung
está superando a maçã por uma grande margem e termos de volume de vendas
e renda bruta. Em apenas três meses, a Samsung vendeu um total de 50.5
milhões de aparelhos, que equivalem a um market-share global de 35%,
contra apenas 26 milhões de aparelhos vendidos pela Apple (um
market-share de 18%). A empresa também obteve um lucro líquido de 5.86
bilhões, um crescimento de 70% em relação ao mesmo período do ano
passado.

Uma
questão importante por trás da ascensão da Samsung é que a empresa está
conseguindo combinar duas estratégias comumente usadas separadamente
por outras empresas: focar em uma única linha forte, ou atacar
simultaneamente em várias frentes, com muitos modelos diferentes.
O
melhor exemplo da primeira estratégia é a Apple, que ao longo dos anos
têm focado exclusivamente em uma única linha: o iPhone, criando um
produto forte e apresentando versões atualizadas anualmente para aguçar o
interesse do público. Um exemplo da segunda estratégia seria a
Motorola, ou talvez a HTC, empresas que apresentam constantemente uma
chuva de modelos, destinados a atenderem a cada pequeno nicho do
mercado. Nenhum deles chega a vender mais do que alguns poucos milhões
de unidades, mas as vendas totais somam valores expressivos.
A
Samsung por outro lado possui tanto uma linha forte (a série Galaxy S)
que sozinha vende quase tanto quanto o iPhone, combinada com vários
outros modelos de menor visibilidade que completam as vendas, atingido
outros nichos do mercado. Além da Apple, a Samsung está conseguindo ser
mais exitosa que a própria Nokia nos bons tempos, o que vindo de um
fabricante que vende primariamente aparelhos com o Android, tem um gosto
especialmente amargo para a Apple.

Para quem comprou a ideia da Apple de
que o sucesso da Samsung é derivado unicamente de copiar os designs da
maçã, o argumento é que a resposta não é tão simples assim, pois a
Samsung estava travalhando em desings e interfaces muito similares à do
iPhone original antes do lançamento do produto da Apple, como neste
design de 2006 que a Samsung anexou à sua defesa:

Existiram até mesmo casos de modelos
como o F700 (de 2006) que foram incluídos no caso original da Apple como
designs que teriam copiado o iPhone, apenas para serem removidos uma
vez que foi provado que na verdade eles foram lançados antes do produto
da Apple. Esta outra imagem incluída na defesa da Samsung mostra vários
designs de produtos da Samsung antes e depois do iPhone:

Via: Hardware
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