Virou moda reclamar por meio do Twitter, e pode-se dizer que o valor que o microblog tinha foi afogado em um mar de tweets chatos. Apesar de a primeira resposta a essa reclamação ser: "aprenda a gerenciar o fluxo da sua conta", às vezes isso pode ser mais difícil do que parece.
Em seu trabalho, por exemplo, pode ser que esperem de você acompanhar todos os fluxos relacionados aos seus colegas - e deixar de seguir um deles pode pegar mal.
Ou o seu primo, que tem mania de tuitar mensagens com frases políticas umas 50 vezes ao dia, também pode ser aquele cara que enlouquece no minuto em que o número de seguidores diminui um número - e não há dúvidas de que ele faria uma cena dramática em algum encontro familiar sobre você ter parado de segui-lo.
Você é fã do seu emprego e/ou da torta de abóbora com nozes da sua tia, então o fluxo do seu Twitter fica cheio de mensagens que fazem você revirar os olhos. O que fazer, o que fazer?
Ninguém está aqui para julgá-lo sobre o porquê de você não deixa de seguir determinadas contas na rede social (e se você está aqui para julgar, deixe seu comentário). Estamos aqui apenas para dizer-lhe como lidar com o seu fluxo irritante no Twitter.
Para reduzir a sua frustração, sem reduzir a quantidade de mensagens úteis, informativas, ou de entretenimento no seu feed, tente estas três estratégias.
Passo 1: faça listas
O recurso de listas do Twitter é o seu novo melhor amigo. Primeiro, porque ele irá forçá-lo a navegar por entre seus seguidores e categorizá-los. Segundo, porque o recurso permite que você faça listas particulares, e elas são o lugar perfeito para "encurralar" os fluxos que considera chatos ou que não te agradam.
As listas do Twitter não são apenas úteis para evitar qualquer constrangimento social ou relacionado à carreira. Você também deve usá-las para separar seu feed por tópicos, por finalidade, ou por conexão social.
Basicamente, você vai ter o melhor de todos os mundos possíveis no Twitter: algumas listas irão ajudá-lo a coletar informações de uma variedade de fontes, outras irão ajudá-lo a entrar em conversas com outras pessoas, e algumas irão ajudar você a evitar conversas sociais ou profissional difíceis porque estão à parte do seu feed informativo ou de entretenimento, mas ainda assim são, aparentemente, necessários para "fazer um social" no trabalho ou entre amigos e familiares.
Se você nunca criou uma lista privada no Twitter, é muito fácil. Clique na engrenagem no canto direto do seu perfil, e selecione a opção "Listas". Um pop-up irá pedir-lhe, em primeiro lugar, o nome para a sua nova lista e uma descrição. Em seguida, escolha se ela será pública ou privada. Na dúvida, escolha sempre "privado".
Depois de criada, será exibida uma página para que você adicione usuários à lista. Se você criou uma lista pública que deveria ser privada, use a função "Editar" para alterar a configuração. Clique no nome da lista criada, no canto superior esquerdo você tem a opção de editar ou apagar.
A melhor coisa sobre listas particulares é que os perfis que foram adicionados a ela não sabem. Então, aqueles quatro contatos chatos do seu trabalho que você separou nunca saberão que foram "banidos".
Passo 2: cheque apenas as listas importantes
Agora que você já criou suas listas no Twitter, esqueça ter que acessar o site para olhar o seu fluxo. Tanto o HootSuite quanto o TweetDeck permitem que você personalize a sua tela, então aproveite e configure as listas que você quer ver, e omitir as que não quer.
Preocupado que alguém colocado na "lista de exílio" vá falar com você em algum tweet e você não vai vê-lo - levando, assim, a um incidente desconfortável? Configure uma coluna no TweetDeck para o seu "Mentions", e sempre que alguém mencioná-lo você saberá. Embora a guia "Mentions" do HootSuite execute a mesma função, alguns usuários relataram que o serviço não está funcionando tão bem quanto deveria.
Agora que você já lidou com o problema no desktop, vamos resolvê-lo também para a sua navegação móvel. O UberSocial (para Blackberry, iOS e Android) é um aplicativo gratuito que suporta todas as funcionalidades do Twitter.com, o que significa que você pode ver ou criar listas. Faça o download e treine para apenas ir direto às listas.
Passo 3: configure outra conta protegida
Se você estiver usando o Twitter principalmente como consumidor - isto é, utiliza como ferramenta para notícias, bisbilhotar pessoas, ou olhar fotos - e ainda assim não pode deixar de seguir usuários por razões sociais, você está com sorte.
Ninguém realmente irá notar se o seu nível de não participação cair ainda mais, por isso abandone a sua primeira conta e configure uma segunda. Torne-a uma conta protegida com um pseudônimo - você pode controlar rigorosamente quem você segue - e começe a seguir usuários que você achar mais úteis.
Voilà! Você ainda tem o seu Twitter original para gestão de reputação social (como evitar conversas difíceis com as pessoas quando elas percebem que você deu unfollow), e também tem um ambiente limpo, não poluído por conteúdos chatos, que você pode saborear à vontade.
Via: IDG Now
Nenhum comentário:
Postar um comentário