Problemas com produtos de informática e celulares são a maior causa
das reclamações recebidas pela Fundação de Proteção e Defesa do
Consumidor de São Paulo (Procon-SP). Levantamento divulgado hoje (4)
indica que, de janeiro a junho, o órgão foi acionado 1,98 mil vezes por
questões envolvendo microcomputadores e outros produtos de informática.
Os aparelhos de celular vêm em seguida, com 1,87 mil reclamações no
período. Eletrodomésticos da linha branca geraram 1,37 mil registros e
televisores 762.
A média de solução dos problemas envolvendo produtos de informática
foi de 70%. A marca que mais apresentou reclamações, a Lenovo, respondeu
a 61% das demandas dos consumidores. Os produtos da empresa geraram 829
reclamações.
Em relação aos aparelhos celulares, 84% dos problemas foram
solucionados. A Samsung liderou as reclamações, com 571 registros.
Porém, a empresa resolveu 95% das queixas. Em quinto lugar nas
reclamações sobre aparelhos de telefonia móvel, com 128 casos, a Lenovo
deu resposta satisfatória a 67% dos problemas.
Foram resolvidos 81% dos registros envolvendo eletrodomésticos da
linha branca. Com 335 casos, a Eletrolux liderou o ranking das
reclamações. A empresa solucionou satisfatoriamente 88% dos problemas
apresentados por seus produtos. Em quarto lugar, com 24 casos, a
Esmaltec solucionou apenas 35% das demandas.
A Lenovo também liderou as notificações sobre televisores (165
casos), com solução para 60% dos pedidos. Em média, as empresas deram
respostas satisfatórias para 76% dos problemas envolvendo aparelhos de
TV.
Lista negra
Para consultar as lojas virtuais consideradas perigosas pelo Procon-SP, clique aqui.
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Via: olhardigital
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