sexta-feira, 5 de setembro de 2014

NVIDIA acusa Samsung e Qualcomm de violação de patentes

A NVIDIA anunciou, nesta sexta-feira, 5, que registrou denúncias de violação de patentes contra a Samsung e a Qualcomm sobre suas tecnologias programmable shading, unified shaders e multithreaded parallel processing, relacionadas à sua GPU (Unidades de Processamento Gráfico).

Segundo a companhia, alguns produtos da Samsung usam processadores que possuem três arquiteturas de GPU sem o devido licenciamento: o Adreno, da Qualcomm, Mali, da ARM, e Power, da Imagination. Em comunicado enviado à imprensa, a NVIDIA listou os smartphones Galaxy Note Edge, Galaxy Note 4, Galaxy S5, Galaxy Note 3 e Galaxy S4, e os tablets Galaxy Tab S, Galaxy Note Pro e Galaxy Tab 2.

“Nossas invenções de GPU patenteadas agregam valor significativo aos dispositivos móveis e a Samsung e a Qualcomm decidiram usá-las sem a nossa licença. Portanto solicitamos que os tribunais determinem a violação das patentes em todas as arquiteturas de gráficos utilizadas nos produtos móveis, bem como estabeleçam seu valor de licenciamento”, afirmou no comunicado Jen-Hsun Huang, cofundador e CEO da empresa.

No seu blog oficial, a NVIDIA ainda afirma ter entrado em contato com a Samsung diversas vezes para negociação, sem sucesso. [A] "Samsung disse repetidamente que isso era um problema de seus fornecdores", conta David Shannon, vice-presidente executivo.

Sendo assim, a companhia entrou com um processo na Comissão de Comércio Internacional (ITC) dos Estados Unidos e no tribunal distrital de Delaware (também EUA) pedindo pelo embargo das entregas dos dispositivos com as patentes descritas. Este é o primeiro caso de infração de patentes registrada na história da NVIDIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário