sexta-feira, 8 de agosto de 2014

G1 testa wi-fi de primeira cidade do País com internet em todos os ônibus

Todos os ônibus de Santos, no litoral de São Paulo, contam com internet grátis (Foto: Guilherme Lucio/G1)
Todos os ônibus de Santos, no litoral de São Paulo, contam com internet grátis (Foto: Guilherme Lucio/G1)
 
O município de Santos, no litoral de São Paulo, é o primeiro do País a contar com internet wi-fi gratuita em toda sua frota de ônibus. A Viação Piracicabana, responsável pelo transporte coletivo na cidade, afirmou, por meio de nota, que não divulgará o custo do serviço.

Prefeitura de Santos fez o anúncio oficial no dia 28 de julho, mas os usuários desfrutam do benefício há cerca de um mês. O G1 conferiu três linhas de ônibus e fez diversos itinerários para avaliar a qualidade do serviço. Em duas das linhas não houve dificuldades para acessar a internet em nenhum ponto da cidade. Com relação à ocupação do coletivo, também não foi registrada nenhuma interferência ou variação de sinal.
 
Em geral, os usuários ouvidos pelo G1 gostaram e elogiaram o serviço. No entanto, algumas pessoas relataram certa dificuldade para se conectar à rede wi-fi.

G1 testou a qualidade do serviço oferecido nos ônibus (Foto: Guilherme Lucio/G1)
O G1 testou a qualidade do serviço oferecido nos
ônibus (Foto: Guilherme Lucio/G1)
 
Com relação a esse problema, o gerente de tecnologia da Viação Piracicabana, Orlando da Silva Fontoura, explica que são ocorrências pontuais. “Conforme a movimentação do ônibus, o sinal vai trocando de antena e isso pode causar certa oscilação. Mas não é nada que interfira muito na qualidade do serviço”, afirma.

Sobre a área de cobertura, o gerente diz que os usuários não precisam se preocupar. “A operadora que fornece o serviço garante que 100% da cidade têm cobertura, no mínimo, da rede 3G”, afirma.

No total, são 305 veículos contemplados com o serviço, que está disponível em todo o município. Não haverá custos para a Prefeitura de Santos ou para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade. Além disso, não está previsto repasse para o preço da tarifa, que hoje é de R$ 2,90. Segundo a prefeitura, esse valor estará congelado até fevereiro de 2015.

De acordo com Fontoura, a tecnologia oferecida é a melhor possível. “Os usuários poderão utilizar um serviço de 4G com uma velocidade de 5MB ou 3G com velocidade de 1MB”, explica.


Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário