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| 'Nosso passo agora é atender quem não quer ler no digital', diz Alexandre Szapiro, direitor-geral da Amazon, que começa a vender livros no Brasil. (Foto: Divulgação/Amazon) |
Pouco mais de seis meses após ter entrado para valer no comércio pela
internet de bens físicos no Brasil, a Amazon começa nesta quinta-feira
(21) a vender livros e vai estrear no país em um segmento que ajudou a
revolucionar ao redor do mundo.
Quando chegou ao país, em dezembro de 2012, a Amazon vendia 13 mil
livros digitais em português. Hoje, já são 35 mil – considerando outros
idiomas, chegam a mais de 2 milhões. Esses títulos terão que dividir
agora espaço na prateleira da Amazon com os mais de 150 mil títulos
físicos que a empresa começará a vender.
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| Diretor-geral da Amazon no Brasil, Alexandre Szapiro, segura um Kindle Paperwhite, aparelho que a empresa começa a vender e, assim, inaugura sua operação comercial de produtos físicos no país. (Foto: Divulgação/Amazon) |
"A gente já vendeu milhões de livros desde que começou nossa história
aqui 20 meses atrás", disse Alexandre Szapiro, vice-presidente da Amazon
no Brasil. "Há dois anos, o mercado de livros digitais representava
menos de 1% do total. Hoje, o segmento de livros digitais, segundo o que
as editoras acreditam, deve fechar o ano de 2014 entre 4% e 5%", diz o
executivo.
A entrada da Amazon no comércio on-line de itens físicos ocorreu em
fevereiro, quando a empresa passou a vender o leitor eletrônico Kindle.
"Quando eu vendo um Kindle, estou atendendo entre 4% e 5% dos leitores.
Agora, a gente passa a atender os outros 95% que não têm interesse no
digital", afirmou ao G1. Ficam para depois, no entanto,
as estreias no Brasil de outros serviços da empresa, como o pacote de
assinatura mensal de livros digitais, o Kindle Unlimited, e as vendas
on-line de outros itens.
No catálogo, que o executivo alega ser o maior do Brasil, estarão
presentes títulos de 2,1 mil editoras, como Record e Companhia das
Letras. O país é o primeiro na América Latina em que a Amazon começa a
vender livros. A companhia chegou apenas em agosto de 2013 ao México, o
outro latino onde está presente. Além dele, a Amazon não vende livros
apenas na Austrália.
Recomendação
Na prática, o que muda para o leitor é que a loja começará a mostrar, quando houver essa opção, os formatos impresso e virtual dos títulos. O preço de um formato para outro também é diferente.
Segundo Szapiro, ter trazido ao Brasil os livros digitais antes dos
físicos ajudou a Amazon a conhecer o leitor brasileiro antes da briga
para valer. "Isso ajuda muito no algoritmo e nas questões que a gente
tem de recomendação", diz.
Já o início da operação no varejo on-line com o Kindle, apesar de não
ser correlata à de livros, criou algumas práticas que serão replicadas
para as publicações: as devoluções poderão ser feitas em até 30 dias – o
Código de Defesa do Consumidor obriga empresas a aceitarem produtos de
volta em até 7 dias – e os prazos de entrega, segundo o executivo, serão
mais realistas. "Se eu acho que posso entregar em oito dias em Cuiabá,
mas em 20% ou 30% das vezes acontece em 10, eu vou falar que o prazo de
entrega é de 10 dias".
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| Kindle Fire tem tela de 7 polegadas e conexão Wi-Fi (Foto: Shannon Stapleton/Reuters) |
Para ganhar o coração dos leitores amantes do papel, a Amazon apresentará algumas novidades. A primeira delas, o recurso "Leia enquanto enviamos", permite que o comprador de um livro físico possa começar a leitura antes mesmo de a publicação chegar à casa dele. Após fazer o pedido, ele pode ler no navegador. Como o título será adicionado à conta do cliente, a leitura também poderá ser feita em tablets e smartphones por meio do aplicativo Kindle.
A segunda delas é promocional: não há custo de entrega para qualquer lugar do país em compras a partir de R$ 69. A terceira também, mas vale apenas para a cidade de São Paulo: para alguns CEPs, compras até as 11h são entregues no dia seguinte.
Mercado
Com a chegada da Amazon de vez ao mercado editorial brasileiro, a norte-americana transporta para o país a expectativa em relação à sua agressiva política de preços. O mais novo lance do embate entre escritores e editoras, de um lado, e a Amazon, do outro, foi a carta que 909 escritores publicaram no jornal "The New York Times" na semana passada. Nela, pediam para a empresa deixar de prejudicar a vida dos escritores.
O novo capítulo da disputa foi aberto há três meses quando a editora Hachette não concordou com a política da Amazon de sempre comprar livros pelo menor preço. A Amazon diz que apenas luta por "preços razoáveis". No Brasil, Szapiro prefere não entrar na arenga, mas comenta: "Até onde eu entendo, eu não tenho conhecimento de consumidores reclamando da Amazon".
Via: G1



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