quinta-feira, 5 de junho de 2014

Descolamento de retina associado à digitar por muito tempo no celular

Retina
Bom, pra começo de conversa digitar não é exatamente o termo, mas enquanto “textar” não pega por aqui é o que temos.
Um chinês costumava passar várias horas durante a noite conversando com a namorada via WeChat. O rapaz de 26 anos utilizava o smartphone principalmente no escuro, o que acabou lhe causando um descolamento de retina.
O descolamento de retina é mais comum em idosos e pessoas com alto grau de miopia, mas está se tornando cada vez mais comum em pessoas mais jovens por causa do uso excessivo de celulares.
A retina é uma membrana foto-sensível localizada dentro do olho, na parte posterior, ela envia “mensagens” através do nervo ótico para o cérebro para gerar a visão. Quando ela se descola ela sai de sua posição correta e, se não for tratada com urgência, pode causar cegueira permanente.
O chinês em questão passou horas durante o dia e boa parte da noite conversando com a namorada, o que acabou causando o descolamento. Yu Bin, um oftalmologista, falou ao WantChina Times que esse foi um caso extremo, mas que é sim possível ter problemas de visão causados pelo uso excessivo do celular, seja descolamento da retina, conjuntivite ou queratite (inflamação da córnea).
Alguns especialistas acreditam que a tensão ocular pode ocorrer por causa da maneira como olhamos para a tela dos aparelhos. “Nossos olhos têm visão tri-dimensional”, diz Andrea Thau, optometrista baseada em Nova Iorque e membro da Associação Optométrica Americana, “então acabamos forçando os olhos, que tentam enxergar imagens 3D em uma tela de duas dimensões”.
A melhor política é dar pausas de tempos em tempos, evitando ficar horas a fio encarando uma tela.
Via: Meiobit

Nenhum comentário:

Postar um comentário