Faz parte da nossa cultura; é difícil encontrar alguém que não tenha um plano de seguro dos seus bens mais valiosos – casa, carro, moto... Contra acidentes, roubos e furtos, o seguro vem se tornando muito comum também entre os donos de smartphones. Estatísticas dão conta que o roubo de celulares é cada vez mais frequente no país; cerca de um em cada quatro brasileiros já passou por essa situação.
"Tivemos aumento de 500% de um ano para o outro, também por causa da sofisticação dos equipamentos que estão entrando no mercado", Nikolaos Tetradis, responsável por seguros especiais na Mapfre.
Para quem investe até dois mil e quinhentos reais em um aparelho, convenhamos... perdê-lo é um prejuízo grande. A Patrícia infelizmente faz parte dessa estatística. No ano passado, quando saia da faculdade, ela teve seu smartphone roubado. A sorte foi que, quatro meses antes, ela foi convencida de fazer um seguro contra roubo, furto e danos do seu iPhone 4S.
"Muitos amigos já tinham sido roubados e aí você parcela o celular e paga durante o ano todo, sendo que você não o tem mais...então eu resolvi fazer porque achei que o valor compensava. Se eu não tivesse feito, nem daria para comprar outro", conta a radialista Patrícia Ferreira.
Algumas empresas já oferecem diversos tipos de seguro para celulares; principalmente smartphones por causa do seu alto valor. Mais do que a garantia estendida, que protege o aparelho contra defeitos funcionais, as seguradoras oferecem serviço contra roubo, furto qualificado e até algumas coberturas adicionais...
"Têm coberturas adicionais para os dados - acidentais ou elétricos", diz Tetradis.
Nos casos de acidente, nem sempre o aparelho é trocado por um novo. Quando a existe a possibilidade de reparo, a seguradora envia o dispositivo para uma assistência técnica autorizada da marca do aparelho e cobre os custos do serviço.
Preste atenção que os seguros só dão cobertura contra roubo – quando sua integridade física é ameaçada na ação – e contra furto qualificado.
"Necessariamente é preciso ter o rompimento de barreiras. Ou seja, se você estiver na sua casa que de repente foi furtada e teve as portas arrombadas, ou no seu veículo, que teve o vidro quebrado...ou então um armário no escritório que precisou ser arrombado para se chegar ao bem e roubá-lo", diz Tetradis.
Se por acaso você esquecer o smartphone em algum lugar ou levarem ele de você sem que você perceba, o que caracteriza o furto comum, o seguro não vai cobrir o prejuízo.
Em seus diferentes níveis, os seguros para celulares ainda são um pouco caros; giram em torno de 20 a 25% sobre o valor do aparelho. Mas para quem gasta tanto em um dispositivo, melhor do que perdê-lo para sempre.
"O ressarcimento veio 10 dias depois, e o valor era suficiente para comprar um telefone novo. Então, acabou compensando", diz Patrícia Ferreira.
Depois do susto, a Patrícia ficou tão convencida da necessidade do seguro para smartphones que já convenceu mais gente ao seu redor a fazer o mesmo...
"Quando aconteceu eu aconselhei os outros a fazerem porque se acontece alguma coisa, você fica sem. Já indiquei para o meu irmão também e todo mundo já está fazendo", completa a radialista.
Se você tiver a infelicidade de ter seu celular roubado, o primeiro passo é entrar rapidamente em contato com sua operadora, comunicar o ocorrido e solicitar o bloqueio da linha e do aparelho. Esta é a única forma de evitar que ligações sejam realizadas usando o chip do seu celular. Se você possuir um seguro, o próximo passo é procurar uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência – o documento será exigido pela seguradora para o pagamento da indenização.
Por último, vale a dica de instalar um software de segurança no seu dispositivo e deixá-lo bloqueado por senha. Alguns aplicativos permitem o bloqueio, limpeza dos dados pessoais e, dependendo do modelo do telefone e do app, é possível até rastrear seu smartphone. Mas e você, o que acha? Também tem seguro do seu smartphone ou acha exagero? Acesse olhardigital.com.br e deixe sua opinião no nosso fórum. Se tiver dicas das melhores seguradoras, aproveite para compartilhar com a galera...
Via: olhardigital
Via: olhardigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário