Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta segunda-feira que o Google
"está se tornando o grande monopólio da mídia" e defendeu a necessidade
de regular o mercado e revisar assuntos como a tributação das receitas
por publicidade do gigante de internet.
"A gente vê uma disputa entre empresas de telecomunicações e TVs e,
provavelmente, se durar muitos anos, o Google vai engolir os dois",
declarou Bernardo após a cerimônia de posse dos novos ministros da Casa
Civil, da Educação, da Saúde e da Secretaria de Comunicação Social
(Secom).
Perguntado se o Brasil vai tomar medidas para diminuir a ação de
companhias como o Google, o ministro respondeu que se trata de uma
questão que deve ser "discutida".
"Isso tem de ser colocado na pauta. Se você tem, por exemplo, uma
empresa que, num setor, tem 70% de participação, é evidente que talvez
seja o caso de discutir ", acrescentou o ministro.
Paulo Bernardo também se mostrou a favor da regulação dos meios de
comunicação já que, segundo sua opinião, existem empresas que vendem
serviços pela internet e não têm as mesmas responsabilidades que os
veículos tradicionais.
"Não estou falando de regular conteúdo. Sou absolutamente contra.
Agora, nós podemos ter dois tipos de veículo vendendo publicidade? Um
pagando imposto e outro pagando nada? Isso eu acho que tem de ser
visto", sustentou.
De acordo com Bernardo, em 2013 o Google faturou R$ 3,5 bilhões em publicidade no Brasil.
"E esse dinheiro tem imposto? Os (mesmos) impostos que a mídia tradicional paga? Não acredito que tenha", questionou.
O ministro ainda fez referência ao Marco Civil da Internet, um projeto
de lei apresentado pelo governo que defende a privacidade do usuário,
entre outros aspectos, e que ganhou força no Brasil após as denúncias de
espionagem por parte dos Estados Unidos.
"Espero que seja votado rápido (no Congresso). Acho que a discussão
está sendo bem feita, que todas as questões foram colocadas, e que está
pronto para ser votado", concluiu. EFE
Via: Exame
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