Quem pretendia trocar cédulas de real por bitcoin nesta quarta-feira (29), na Campus Party, encontrou o estande da Mercado Bitcoin parado durante toda a tarde. Apenas por volta das 19h, a máquina de compra da moeda virtual voltou a funcionar. Problemas de conexão no Startup & Makers Camp, área reservada para as startups, atrapalharam uma série de atividades incluindo a compra de bitcoins online no primeiro caixa eletrônico da América Latina.
Marcos Carvalho, um dos sócios que levou a máquina de bitcoin para a Campus Party (Foto: TechTudo/Melissa Cruz)
Marcos Carvalho, um dos sócios da empresa na Campus Party, explica que a máquina precisa de conexão com a Internet para funcionar. Durante todo o dia, a rede por cabo não funcionou no estande. Como medida alternativa, Carvalho trouxe um modem 4G para o evento e ficou na dependência da bateria do celular. No dia anterior, menos de dez pessoas conseguiram fazer transações: a rede de Internet e o caixa eletrônico apresentaram problemas.
"(A ausência de rede) está prejudicando imensamente. A maioria das startups aqui só funciona com Internet", lamenta.
Quem visitou o estande após às 19h, conseguiu fazer testes e realizar a compra de bitcoins, como Leonardo Sanches, de 21 anos. O jovem fez uma transação de R$ 50 em bitcoins após fazer um teste ao lado de Carvalho.
Leonardo usa com sucesso a máquina de Bitcoin na Campus Party (Foto: TechTudo/Melissa Cruz)
"Quem possuir bitcoins no futuro vai se dar bem, (a moeda virtual) pode render muito", disse, se referindo ao alto valor da criptomoeda. Entretanto, sentiu falta de um extrato impresso para ter a confirmação da transação no caixa.
"Isso passa mais confiança, é imediato. Acho que poderia ter", completa.
O caixa eletrônico de bitcoin, o primeiro em operação na América Latina, está exposto na Campus Party e segue para um local de grande movimentação financeira em São Paulo, após o evento. Na parte interna, um tablet, um leitor de QR Code, uma caixa forte para as cédulas e um computador trabalham para processar os dados e enviar os valores para a carteira de bitcoin de quem acessa o serviço. Atualmente, segundo cotacão no site do Mercado Bitcoin, o valor de um bitcoin é de R$ 1.980.
Máquina de bitcoin é aberta para reparo durante a Campus Party (Foto: TechTudo/Melissa Cruz)
Carvalho conta que o processo de compra do bitcoin no inédito caixa eletrônico é muito rápido, de menos um minuto, e que pode ficar mais demorado dependendo da quantidade de notas que foram inseridas.
O equipamento aceita apenas cédulas de real para a compra de bitcoins. A operação contrária, ou seja, a compra de reais com bitcoins, não será realizada. Quem comprar a criptomoeda dessa forma pagará o preço do bitcoin, somado a uma comissão de 2,5% do valor para a Mercado Bitcoin.
Via: Techtudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário