segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Instalando o servidor Apache no Windows ou Linux

Muita gente pode pensar que instalar o servidor é algo só para empresas ou somente em computadores poderosos. Bom, isso é meia verdade. Mas você pode instalar um servidor Web (Web server) no seu PC comum. Sobretudo se você está aprendendo algo da área ou quer hospedar uma página para uso pessoal.
O Apache é o servidor Web mais popular da Web. Seja porque o projeto tem como intuito em seu início, em 1981, uma opção gratuita para máquinas rodando Linux ou Windows, quanto as suas capacidades que o fazem uma opção bastante robusta para qualquer tamanho de infraestrutura. O objetivo do projeto é de fornecer um servidor eficiente, seguro e extensível, que acompanha os padrões HTTP.
O Apache pertence a organização de mesmo nome, sem fins lucrativos. Conta com inúmeros projetos de software livre que atraem uma comunidade grande de desenvolvedores e empresas interessadas em fazer uso desses programas, que possuem maturidade para uso empresarial para inúmeros objetivos. O OpenOffice recentemente foi liberado sob a licença Apache e integrado como um dos projetos sustentados pela instituição.
Segue abaixo a definição da Apache Software Fundation:
A Apache Software Foundation, 501 dos EUA (3) (c), organização sem fins lucrativos, fornece suporte organizacional, legal e financeira para uma ampla gama de mais de 140 projetos de software de código aberto. A Fundação oferece uma estrutura estabelecida para a propriedade intelectual e contribuições financeiras que limita simultaneamente a exposição legal potencial para nossos "committers" dos projeto. Através de um processo de desenvolvimento colaborativoe meritocrático conhecido como The Apache Way, projetos Apache  entregam produtos de software de nível empresarialdisponível gratuitamente que atraem grandes comunidades de usuários. A pragmática Apache License torna mais fácil para todos os usuários, comerciais e individuais, para implantar produtos Apache.
Esse guia irá ensiná-lo a instalar o servidor Apache em sua máquina. Contempla apenas o processo de instalação. A configuração e uso, dado ser muito extensa ficará a seu próprio encargo. Mas é um processo bastante simples configurá-lo, dependendo do uso que irá fazer dele. No entanto, após o término da instalação inicial, o servidor já estará funcional e pronto para uso.

Instalando o servidor Web Apache no Windows

Comece realizando o download do pacote instalador aqui. O pacote funciona do Windows XP até o Windows 8. Procure o link do pacote que seja para Windows. Algo como Win32 Binary including OpenSSL. Após baixar, clique duas vezes sobre o pacote e inicie o processo de instalação.

Vá seguindo o instalador clicando no botão Next do instalador até o menu para inserção de informações referentes ao servidor. Preencha as informações como mostra a imagem abaixo. Essas informações podem ser alteradas posteriormente. Mas é interessante preencher as informações como seguem para deixá-lo funcional ao menos para o teste final. Em Network Domain coloquelocaldomain (em minúsculo mesmo), e em Server Name, preencha com localhost.


Prossiga com o instalador e escolha a opção Custom como segue abaixo na imagem. Vamos fazer uma instalação personalizada para mudar o caminho de instalação. O restante ficará inalterado.


Embaixo da caixa de opções para instalação, em Install to, você verá o caminho padrão que o Windows instalará o Apache. É ele que iremos mudar. Deixe o instalador parado, clique em Meu Computador no menu iniciar ou na Área de Trabalho, depois na unidade em que está a instalação do Windows. Comumente em C: caso haja somente uma instalação do Windows.
Agora, crie um diretório nomeado como Webserver. É nele que iremos instalar o Apache. Criado o diretório, volte ao instalador e clique no botão Change.... Agora escolha o diretório Webserver criado em C:\, como mostra a imagem abaixo.


Dê procedência na instalação clicando em Next até a finalização do processo.


Pronto. Assusta de tão fácil. Nesse momento, se tudo correu bem, você ganhou um ícone no system tray (área de notificação). Esse é um programa que mostrará como está a saúde do servidor. Por ele também você consegue parar o servidor, reiniciar, enfim, gerenciá-lo.


E o programa que mostra o estado do servidor. Verde significa que está online e tudo ok.


E, por fim, para ter certeza de que está tudo ok com o servidor, vamos testá-lo com um navegador Web. Use o de sua preferência. Abra uma aba em branco do servidor, e na barra de endereços, digite http://localhost e tecle ENTER. Você receberá uma mensagem simpática do servidor.


As páginas ficam em htdocs, no diretório em que o Apache foi instalado. Você pode substituir o arquivo index.html pelo seu próprio, ou criar um para testar. Afinal, o servidor é todo seu. Também é possível inserir outros diretórios de seu site.

Instalando o servidor Web Apache no Linux

A grande maioria das distribuições trazem o servidor Apache em seus repositórios. A instalação se dá usando a ferramenta de gerenciar pacotes da sua distribuição, ou no caso do Ubuntu, a Central de Programas.


Também é possível efetuar a instalação pelo terminal.

Fedora ou baseados:
yum install httpd

Debian, Ubuntu ou derivados:
sudo apt-get install apache2
Arch Linux:

sudo pacman -S apache
Caso deseje ter uma instalação personalizada, sem os pacotes pré-compilados distribuídos no repositório da sua distro, obtenha o pacote aqui. Baixe e descompacte o pacote em algum diretório. O processo envolve compilação, então dê preferência a diretórios com apenas um nome. Feito isso, verifique o arquivo de texto README dentro do arquivo.
No terminal, digite:
./configure
make
make install (como root).
Após a instalação, para configuração, existe um porém. O arquivo de configuração do servidor pode ser diferente em cada distribuição Linux. Ou até o nome. Portanto, cabe uma busca sobre os termos comuns como apache2, httpd.conf ou algo relevante na sua distro. Por padrão, o diretório /etc deve conter essas configurações, mas não é regra.
Abaixo, a localização de alguns sistemas do arquivo de configuração do Apache.

CentOS 5.3     /etc/httpd/conf
Debian     /etc/apache2
Red Hat Enterprise Linux (RHEL)     /etc/httpd/conf

No caso do Debian e Ubuntu, o arquivo httpd.conf é usado de forma diferente. Enquanto o arquivo apache2.conf é usado para configurações do servidor, o httpd.conf é referenciado no arquivo anterior como "configurações de usuário".



Nenhum comentário:

Postar um comentário