terça-feira, 29 de setembro de 2015

Recém-chegado no Twitter, Snowden segue somente perfil da NSA

Após criar uma conta no Twitter, Edward Snowden — o ex-funcionário da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) que denunciou o esquema de vigilância e espionagem global do governo americano — reuniu mais de 250 mil seguidores apenas em poucas horas. Em contrapartida, Snowden optou por seguir apenas um usuário na rede social até então: a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, entidade do governo responsável por todo o trabalho secreto que o ex-assessor trouxe à tona.
Com o símbolo de verificação do Twitter ativado na conta, Snowden confirmou ao site “Mashable” que o perfil é realmente pessoal. Ele vive na Rússia desde que vazou os primeiros documentos em 2013. Lá, recebeu abrigo após ser acusado de espionagem pelos Estados Unidos.
Para garantir a conta sob nome @Snowden, ele precisou entrar em contato com o Twitter, visto que já havia outro perfil registrado assim. No entanto, o usuário estava inativo há três anos, o que fez com que a empresa liberasse o nome para Snowden, segundo o site “The Intercept”.
“Eu costumava trabalhar para o governo. Agora trabalho para o público”, diz a descrição da conta no topo da página.
whistleblower decorou seu perfil com uma foto no topo de grandes jornais americanos com manchetes evidenciando as informações que Snowden revelou sobre a NSA.
“Vocês conseguem me ouvir agora?”, foi a primeira manifestação dele na rede social, com mais de 30 mil compartilhamentos e 29 mil curtidas.
Uma hora depois, Snowden interagiu com o astrofísico Neil deGrasse Tyson, que o entrevistou recentemente em um programa de rádio. Após cumprimentá-lo na rede, Tyson questionou seus seguidores: “Abrindo uma conversa com Edward Snowden, quem eu entrevistei recentemente no @StarTalkRadio. Nerd? Traidor? Herói?”
Snowden respondeu:
“Herói, traidor - sou apenas um cidadão com voz”, publicou para não deixar dúvidas sobre seu posicionamento a respeito da liberdade de expressão, bandeira que sustenta desde que revelou os documentos da agência de segurança.
Via: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário