sábado, 11 de abril de 2015

Fundação Bitcoin está falida, diz membro do conselho administrativo



A Fundação Bitcoin, organização que promove o desenvolvimento da moeda virtual, está “efetivamente falida” e demitiu grande parte de sua equipe, afirmou Olivier Janssens, membro da conselho administrativo da Fundação.
Outros dois membros, entretanto, disseram que a instituição não se encontra falida, apesar de afirmarem que a organização precisa passar por uma reestruturação.
A revelação de Janssens, que foi eleito para o conselho no mês pasado, é uma das mais recentes controvérsias acerca da fundação constituída nos Estados Unidos em 2012 como uma entidade sem fins lucrativos.
"A fundação quase não tem mais dinheiro e acabou de demitir 90% de sua equipe. Alguns dos funcionários vão trabalhar como voluntários", escreveu Janssens em um post no forum da Bitcoin Foundation. E acrescentou: "A Fundação Bitcoin odeia transparência. Se eles tivessem sido transparentes, então todos saberiam que não há mais dinheiro."
Janssens atribuiu os problemas financeiros aos dois anos de “gastos ridículos e tomadas de decisões impensadas”, acrescentando que o conselho tentou remediar a situação ao achar um novo diretor executivo. 
Descrito como um milionário em bitcoins, Janssens escreveu que vai doar uma série de milhares de dólares para um fundo especializado em destinar seus esforços no desenvolvimento do núcleo da moeda digital e ainda será complementado por contribuições em crowdfunding.
Até o fechamento desta matéria, a fundação não retornou o pedido de mais informações sobre o post de Janssens. Mas Patrick Murck, diretor executivo, escreveu: “A fundação não está falida, mas a reestruturação é necessária. Olivier basicamente atropelou nossos anúncios e nosso relatório anual de 2014 está para ser lançado na semana que vem”.
Enquanto ele diz que “o dinheiro praticamente acabou”, Gavin Adresen, outro membro do conselho, escreveu em outra resposta que a “Fundação não está falida, mas o conselho precisa decidir se a decisão mais responsável é continuar com a organização em um tamanho reduzido ou dissolvê-lo".
Esta não é a primeira controvérsia da Fundação. Entre os seus membros fundadores está Charlie Shrem, que se declarou culpado da transferência de dinheiro ligado a Silk Road e Mark Karpeles, que presidiu o colapso do MtGox, até então a maior casa de troca de bitcoin.
Em maio de 2014, alguns membros da Fundação se desligaram da organização alegando frustração relacionada a eleição do então novo conselho.
Via: IDGNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário