segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Google inicia testes finais com balões que fornecem acesso à internet

Balões do Google permanecem em voo por cem dias a 20 quilômetros de altitude - Divulgação


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/google-inicia-testes-finais-com-baloes-que-fornecem-acesso-internet-14581467#ixzz3JMXlmMY7 
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

O Google fechou parceria com a operadora australiana Telstra para testar em condições reais o uso de balões estratosféricos para oferecer conexão à internet, informou nesta segunda-feira o jornal local “Sydney Morning Herald”. Este é o último passo do “Project Loon” antes que a tecnologia seja adotada comercialmente.

Em dezembro, 20 balões de hélio serão lançados na região oeste do estado de Queensland. Neste caso, eles carregarão antenas para a distribuição de sinal 4G para residências e smartphones. Caberá à Telstra a instalação de Estações Radio Base (ERBs) no solo para a comunicação com os balões.

O objetivo do “Project Loon” é oferecer pelos céus a infraestrutura necessária para a oferta de conexão à internet em locais onde a rede por terra é inviável, seja por questões geográficas ou pouco interesse econômico. A companhia também pensa em usar a tecnologia em áreas atingidas por desastres.

A parceria com a Telstra acontece no momento em que reguladores locais estudam proposta de obrigar as operadoras a fornecer sinal de internet em regiões remotas no país.

O “Project Loon” foi desenvolvido pela equipe do Google X, laboratório secreto da companhia de onde saíram o Google Glass e o carro sem motorista. O projeto pretende colocar a 20 quilômetros de altitude centenas ou milhares de balões de hélio. Nos testes realizados até agora, os balões conseguiram permanecer em voo pelo período de cem dias, fornecendo velocidade de conexão de até 22 Mbps.



Via: oglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário