Empresas apostam em um tom menos formal. Concorrente Viber aposta em grupos abertos para marcas
Em um mundo onde a comunicação é cada vez mais acelerada, o consumidor tem cada vez menos paciência para perder horas intermináveis em centrais de atendimento por telefone. Diversas marcas têm identificado o WhatsApp como um aliado na hora de se aproximar dos clientes. Afinal sua eficácia como comunicador ágil (e o melhor, gratuito) está mais do que comprovada.
Instalado em 74% dos smartphones do Brasil, segundo dados da Nielsen, o Whatsapp já é considerado um dos meios de comunicação mais abrangentes do mercado. Segundo dados da empresa divulgados esta semana, o aplicativo chegou a 600 milhões de usuários ativos em todo o mundo.
Para Vladimir Valladares, diretor da V2 Consulting e especialista em atendimento ao cliente, o canal é uma das principais tendência no marketing e atendimento das empresas hoje. “Para empresas que trabalham com central de escala e alta demanda, o Whatsapp certamente vem somar, especialmente pela fácil acessibilidade da ferramenta.”
O WhatsApp é a nova fronteira encontrada por consumidores como canal de reclamações, antes dominado por Facebook e Twitter. “A ferramenta tem sido aberta especialmente para promover produtos e serviços e abrir linhas de interação sobre estes, mas pode ser utilizada também para reclamações, como vem acontecendo com outras redes sociais”, disse Valladares.
Outra vantagem do WhatsApp em relação a outras redes é é que a mensagem fica restrita à empresa e não exposta aos demais participantes do canal, a não ser que se criem grupos específicos de divulgação.
Em um rápido passeio pelo Shopping Recife, um dos maiores centros de compras de Pernambuco, encontramos diversas lojas com atendimento pelo WhatsApp, a maioria como estratégia de pós-venda. Lojas de eletroeletrônicos, óticas e outros estabelecimentos já se mostram bem à vontade com o aplicativo. Grandes redes como Magazine Luiza e Mitshubishi também já estão utilizando a ferramenta.
A startup mineira Print4Me, que oferece prismas e quadros personalizados a partir de fotos do Facebook, Instagram ou do próprio celular, também teve boa experiência com o WhatsApp. Nas três primeiras semanas foram realizados 437 atendimentos, com uma taxa de 100% de resolução dos chamados.
“No WhatsApp temos mais liberdade de falar com as pessoas. Os próprios clientes agem assim. Não temos aquela formalidade do e-mail. Nossos colaboradores estão gostando muito da agilidade”, explica Rafael Dias, sócio responsável pela operação, por email.
Grupos abertos para marcas
Nesta semana o principal concorrente do WhatsApp, o Viber anunciou a criação de grupos abertos. Eles funcionarão igual aos grupos privados, com a diferença que qualquer pessoa poderá seguir e acompanhar posts. A ideia é que a novidade seja utilizada por marcas para ficarem mais próximos de seus clientes.
A atualização está disponível para iOS e Android.
Via: blogsne10
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