quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Conheça os códigos secretos dos smartphones Android

O sistema operacional Android, que equipa boa parcela dos smartphones atuais, é repleto de ajustes e configurações especiais. Dentre eles estão alguns códigos secretos que, quando digitados, dão acesso a opções que podem não ser encontradas nos menus da plataforma do Google. Conheça esses comandos:

Códigos permitem acessar configurações secretas do seu smartphone (Foto: Reprodução  / Dario Coutinho)
Códigos do Android permitem acessar configurações secretas do seu smartphone (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
 
Aviso

Antes de continuar é importante avisar que alguns códigos podem danificar de forma permanente o seu aparelho. Vale notar também que alguns deles são de versões anteriores ao Android 4.1 (Jelly Bean). Portanto, certos comandos podem simplesmente não funcionar.

Inserindo os códigos

Todos os códigos são acessados através da opção de discagem do aparelho.Basta digitar qualquer uma das sequência de caracteres: não é necessário nenhum outro comando, como por exemplo tocar na opção “ligar”.

*#*#4636#*#*

O código acima apresenta várias informações extras sobre o seu smartphone em um menu chamado “Testando”. Nele estão opções como: “Informações do telefone”, “Informações da bateria”, “Estatísticas de uso”, “Wi-Fi information” e “Serviços do fabricante”. Ao acessar cada opção, o usuário terá acesso a informações sobre o hardware do seu aparelho. Quesitos como voltagem da bateria, intensidade do sinal Wi-Fi, qualidade da rede dados serão exibidos. É uma opção interessante para usuários avançados.

*2767*3855# e *#*#7780#*#*

É preciso tomar cuidado com esse códigos: eles apagam de forma permanente as informações contidas no seu aparelho. O primeiro (*2767*3855#) é o factory format, ou formatação de fábrica, que restaura o seu smartphone para as configurações originais. É um recurso interessante para quando o usuário for vender o aparelho.

O segundo comando (*#*#7780#*#*) é o factory data reset, que apaga todos os dados de sua conta do google vinculada ao seu smartphone, como também aplicativos e dados do mesmo. As duas opções não apagam dados que estejam em uma partição separada do smartphone ou em um cartão de memória.

Códigos secretos para android possibilitam ver informações que não são exibidas normalmente  (Foto: Reprodução  / Dario Coutinho)
Códigos exibe informações sobre bateria e estatísticas de uso no seu Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
 
*#*#34971539#*#*

O código acima, quando digitado, fornece informações sobre a sua câmera. Ele apresenta quatro opções de menu: “Update camera firmware in image”, “Update camera firmware in SD card”, “Get camera firmware version” e “Get firmware update count”. Utilize este código apenas para visualizar a versão do drive da sua câmera (“Get camera firmware version”). Não é recomendado que você utilize as opções que começem com “Update” pois elas poderão danificar seu aparelho.

*#*#197328640#*#*

Esse comando possibilita fazer testes no seu smartphone com Android. Estão incluídas serviços como a verificação de tela, antena, áudio e desbloqueio de funções do aparelho. Esse código é utilizado por técnicos para realizar reparos, por isso, em caso de uso inapropriado pode acabar danificando seu aparelho.

- Opções para testes nos smartphones:

Há também alguns códigos que são utilizados para realizar testes de forma separada. Nem todos eles funcionam nos aparelhos atuais e  deve-se ter muito cuidado ao utilizá-los, principalmente os testes de LCD e Touchscreen. Veja a lista:
*#*#232339#*#*, *#*#526#*#* ou *#*#528#*#* - Realiza testes de WLAN;
*#*#232338#*#*  - Mostra o endereço MAC (necessário em certas configurações de rede Wi-Fi);
*#*#1472365#*#* e *#*#1575#*#* - Realiza teste de funcionamento do GPS;
*#*#232331#*#*  - Testa o funcionamento do Bluetooth;
*#*#232337#*#  - Mostra o endereço Bluetooth do aparelho;
*#*#2663#*#* - Exibe a versão do touchscreen;
*#*#2664#*#*  - Teste de touchscreen;
*#*#0588#*#*  - Teste do sensor de proximidade;
*#*#3264#*#* - Teste de memória RAM.

*#*#7594#*#*

Este código, exclusivo para smartphone antigos, permite modificar as funcionalidades dos botões “Power” e “End Call” no celular. Após digitar o código, mantenha pressionada uma das teclas para que um menu apareça. Você pode configurar para que o celular desligue ao segurar uma das duas teclas, por exemplo.

*#*#273283*255*663282*#*#*

O código acima abre uma opção de backup para os arquivos do seu Android. Essa opção cria uma cópia de segurança completa incluindo suas imagens, vídeos, músicas e muito mais.
- Outras opções para exibir versões do sistema e drivers:
Os códigos abaixo permitem ver versões de firmware de outras partes de hardware do aparelho. Essas informações também podem ser visualizadas através do código *#*#4636#*#*.
*#*#1234#*#* - PDA e telefone.
*#*#4986*2650468#*#* - PDA, telefone, H/W, RFCallDate.
*#*#1111#*#* - Versão do software  FTA.
*#*#2222#*#* - Versão do hardware FTA.

Via: techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário